Ao observar essa alta, é impossível não lembrar daquela capa da "The Economist" que retratava o Cristo Redentor decolando como um foguete. Como diz o recente ditado popular ou aquele meme da internet: "Foguete não tem ré". Embora um foguete realmente não tenha ré, ele eventualmente fica sem combustível. Recentemente, temos visto análises econômicas e projeções falando de um Ibovespa próximo dos 145 mil pontos. De fato, é inegável que, diante deste movimento ascendente, o Ibovespa pode alcançar patamares ainda mais elevados.
No entanto, sempre que me deparo com tais análises, repletas de otimismo e euforia, lembro-me da história ou lenda popular envolvendo John D. Rockefeller e o engraxate. Na minha visão, a euforia do mercado é um componente da fase de distribuição, que geralmente ocorre após um período prolongado de alta (bull market) e antes de uma tendência de baixa (bear market). Esta fase é caracterizada por investidores institucionais e traders experientes começando a vender suas posições, muitas vezes de forma discreta, enquanto o mercado ainda está em alta. Por outro lado, a euforia é o momento em que a confiança dos investidores atinge seu ápice. Essa fase é marcada por um otimismo generalizado e uma forte crença de que os preços continuarão subindo indefinidamente.
Diante disso, vamos analisar o que a movimentação dos preços nos diz, através da análise gráfica. Após um expressivo movimento de alta, observamos o Ibovespa operando entre sua máxima recente e seu suporte em 125.300, sem registrar fechamentos abaixo desse patamar. Ainda temos topos e fundos ascendentes, embora modestos e com diminuição de volume. Para renovar máximas, é necessário uma forte pressão compradora e fechamentos acima da máxima de 128.194,00.
No entanto, na minha visão, estamos próximos de um topo de mercado. O Ibovespa ainda pode operar lateralmente, mas percebo que o mercado ainda deve corrigir até os 122.000 pontos. Se ocorrer um fechamento abaixo dos 125.300, o alvo do Ibovespa seria os 122.000 pontos. Abaixo dos 122.000, podemos engatar uma tendência de baixa com alvo em 120.000 / 118.240; entre 122.000 e 125.300, deve ser visto como uma correção para subir novamente. Se houver um fechamento nos próximos dias abaixo dos 125.300, poderemos ver talvez a formação de um padrão gráfico de reversão, que seria o OCO (Ombro-Cabeça-Ombro), mas só saberemos disso na próxima semana. Muita atenção com compras, pessoal!
Все виды контента, которые вы можете увидеть на TradingView, не являются финансовыми, инвестиционными, торговыми или любыми другими рекомендациями. Мы не предоставляем советы по покупке и продаже активов. Подробнее — в Условиях использования TradingView.