Todos sabemos que o mercado financeiro ele é representado por ciclos, onde os cenários tendem a se repetir, demonstrando características semelhantes diversas vezes ao longo do tempo. E um desses ciclos é conhecido como o Rally de Final de Ano no mercado financeiro tradicional. O Rally do Final de Ano vem sendo mapeado desde meados de 1980, onde o mercado apresenta uma alta entre os meses de outubro a dezembro, para logo em seguida, nos meses de janeiro e fevereiro, apresentar uma queda. Vale ressaltar que esse ciclo só não se repetiu de 1980 para cá em 3 oportunidades apenas.
Mas o que esse Rally tem haver com o mercado Cripto? Todos nós sabemos que o mercado cripto, principalmente o Bitcoin (BTC), está bem relacionado ao S&P 500 (índice composto pelas 500 maiores empresas dos EUA). Devido a essa correlação, a partir do final da primeira quinzena de outubro deste ano, o Rally do Final de Ano começou a apresentar a sua alta no S&P 500, e devido a sua correlação com o BTC, a maior criptomoeda seguiu a mesma tendência de alta.
Mas essa correlação começou a mudar por volta do início de novembro, onde o S&P 500 continuou com a sua tendência de alta, mas o BTC não apresentou volume suficiente para manter a sua tendência. Isso fez com que o BTC apresentasse no dia 07 de novembro deste ano uma queda acentuada, quebrando assim essa correlação com o S&P 500, antecipando a sua queda em busca do seu novo fundo.
Nos resta agora ficarmos atentos a como o mercado cripto vai se comportar esse final de ano depois de quebrar a sua correlação com o S&P 500. Será que o BTC vai permanecer em uma tendência de baixa até o S&P 500 finalizar o seu Rally de Final de Ano? Ou será que o BTC, como todo mercado cripto, vai surpreender e demonstrar toda a sua força, antevendo o mercado tradicional e iniciando de forma antecipada o movimento de alta? Essa é um questionamento que vale a pena ficarmos atentos, pois essa resposta pode gerar excelentes oportunidades no mercado.
Все виды контента, которые вы можете увидеть на TradingView, не являются финансовыми, инвестиционными, торговыми или любыми другими рекомендациями. Мы не предоставляем советы по покупке и продаже активов. Подробнее — в Условиях использования TradingView.