JadsonHenrique

Uma perspectiva diferente para o Índice

BMFBOVESPA:IND1!   Bovespa Index Futures
Apesar da maioria dos analistas brasileiros estabelecerem alvos para o IBOVESPA próximos aos 115000 e 120000, a analise técnica clássica aliada às correlações existentes entre o mercado nacional e o internacional não demonstram tal ânimo. O ano de 2019 será marcado internacionalmente por uma retração do mercado americano, vide o S&P 500, que desde 2009 está em tendência de alta e que nesse ano sinalizou uma reversão ( No mercado americano só se pode considerar reversão de tendencia quando o mercado atinge 20% de perda, no entanto o gráfico já permite concluir tal reversão). Diante disso, como o mercado nacional possui grande relação com a movimentação do mercado americano, é possível que animo local relacionado ao fator Bolsonaro seja amenizado.
Além disso, as principais ações que compõe o índice já se encontram na 5ª onda de uma tendência que se iniciou em 2016:
-ABEV3: Já se encontra em tendência de baixa
-BBDC3 e ITUB4: Já se encontram próximas do alvo de fibo
-PETR4 e PETR3: Possui grande correlação com o o movimento do petróleo (Brent), o qual se encontra em tendência de baixa
-VALE3: Próximo do alvo e com o preço do minério de ferro consolidado.
Nesse sentido, o mercado brasileiro poderá subir até a região dos 103000 ( como indica a regressão de fibo) pontos até o primeiro semestre de de 2019 e partir desse ponto entrará em consolidação e depois abrirá espaço para uma queda, seguindo o mercado americano( o estudo do S&P 500 estará em outra parte).
Отказ от ответственности

Все виды контента, которые вы можете увидеть на TradingView, не являются финансовыми, инвестиционными, торговыми или любыми другими рекомендациями. Мы не предоставляем советы по покупке и продаже активов. Подробнее — в Условиях использования TradingView.