O que é Volatilidade Implícita?

29
Pontos Básicos
A volatilidade implícita nos informa qual intervalo percentual o mercado de opções está precificando como um movimento de um desvio padrão (68,3% de probabilidade) para o próximo ano.

Por exemplo, se a IV é de 17%, então o ativo tem a probabilidade de um desvio padrão (68,3%) de se mover 17% em qualquer direção em um ano.

Em vez de usar dados históricos para calcular um movimento de um desvio padrão — que é o que a volatilidade realizada (RV) faz — a volatilidade implícita calcula o intervalo percentual esperado com base no quão “caras” as opções estão em termos relativos.
Se as opções de compra/venda (long) estão em alta demanda e sendo negociadas com um prêmio mais alto, a volatilidade implícita será maior, o que significa que o mercado de opções estará precificando um intervalo percentual mais amplo.

Intermediário: Caro vs. Sobreprecificado
Os traders de volatilidade enfrentam o problema perpétuo de que só podemos saber se as opções estão caras, mas nunca realmente se estão sobreprecificadas (valor acima do justo), pois isso exigiria conhecimento antecipado da volatilidade realizada futura, o que é impossível além das limitações de previsões e estimativas.

Os termos “sobreprecificado” e “subprecificado” não são mais tão usados por traders teóricos de opções, porque seu uso implica que se sabe quanto a opção deveria valer. Na linguagem moderna, diz-se que as opções estão sendo negociadas com uma “IV alta” ou uma “IV baixa”, significando que se tem uma noção de onde a volatilidade implícita esteve no passado e a medida atual é, portanto, alta ou baixa em comparação (McMillan, 2012, p. 689).

Uma das formas de medir essa “carência” relativa da IV rapidamente é com o IV Rank ou Percentil de IV, disponíveis em algumas corretoras e recursos gratuitos na web.

Outro aspecto importante da estratégia com IV é a sua forte reversão à média (mean reversion). A IV de opções de longa duração é mais fácil de prever para fins de negociação, pois há uma grande chance de retornarem às médias históricas profundas, mas a margem de erro é menor ao prever mudanças na IV. Isso ocorre porque opções de longa duração têm mais vega, que é a grega de primeira ordem que mede a sensibilidade do preço de uma opção às mudanças na IV.

Avançado: Dinâmica das Gregas
A volatilidade implícita é de importância fundamental para os traders de opções porque ela oscila, às vezes de forma muito imprevisível, com base nas respostas gerais do mercado de opções. Estar do lado certo dessa mudança pode significar lucro rápido.

As outras gregas principais (delta, gamma e theta) movem-se de forma previsível e mecânica com base em mudanças no preço à vista (spot), no tempo e na IV. No entanto, o vega (mudanças na IV em relação às mudanças no preço) é, por si só, o “curinga” onde o mercado é frequentemente mais ineficiente. Isso ocorre porque os modelos teóricos de precificação de opções assumem que a volatilidade é constante. Enquanto isso, a volatilidade quase nunca é constante. É por isso que a volatilidade implícita é tão ineficiente e interessante para nós como traders: onde há ineficiência, há uma vantagem (edge).

Especialista: Como a IV é Calculada
Em relação ao cálculo da volatilidade implícita para tentar medir a expectativa do mercado sobre a volatilidade futura (Schwager, 2008, p. 579), não existe uma solução em forma fechada conhecida para calcular a IV.

“A volatilidade implícita é o número de volatilidade que, se inserido em um modelo teórico de precificação junto com todas as outras variáveis, resultaria em um valor teórico de uma opção igual ao preço de mercado dessa mesma opção” (Cottle, 2008, p. 382).

O que isto significa é que o processo de cálculo da IV é feito com métodos de “tentativa e erro” (plug-and-play) que testam diferentes entradas de volatilidade até que haja uma correspondência com o preço listado. Isso também assume que todas as outras variáveis — além da volatilidade — são conhecidas e precisas (Natenberg, 2015, p. 545).

Um dos muitos desafios para o mercado de opções é como a volatilidade realizada (RV) oscila de forma confiável dependendo da hora do dia. Em Trading Volatility, Bennett detalha esses padrões repetitivos para as sessões à vista:

Para a maioria dos mercados, a volatilidade intradiária é maior logo após a abertura e pouco antes do fechamento. A volatilidade intradiária tende a cair no meio do dia devido à falta de anúncios e à redução de volumes/liquidez em razão do intervalo de almoço. Por esse motivo, usar uma estimativa de volatilidade mais frequente do que a diária tende a gerar muito “ruído”. Traders que desejam levar em conta preços intradiários devem, em vez disso, usar uma medida de volatilidade avançada. (2014, p. 236)

Esta é uma das muitas razões pelas quais a análise de preços justos de IV é um processo contínuo e dinâmico.

Отказ от ответственности

Информация и публикации не предназначены для предоставления и не являются финансовыми, инвестиционными, торговыми или другими видами советов или рекомендаций, предоставленных или одобренных TradingView. Подробнее читайте в Условиях использования.