Индекс S&P 500

O que é Gamma de Opções?

76
Pontos Básicos
O Gamma é uma grega de segunda ordem que mostra dinamicamente a taxa de variação do delta (risco direcional) em comparação com a taxa de variação no ativo subjacente.

Essencialmente, o gamma representa a velocidade com que o delta muda à medida que o preço se move através dos strikes (preços de exercício sobre os quais os contratos de opções se baseiam). Outra forma de expressar isso é que o gamma mostra o quão rápido o delta muda entre pontos de preço fixos em uma ação.

Todas as opções compradas (long options) possuem gamma positivo (long gamma).
Muitos dos modelos na SpotGamma baseiam-se na medição do gamma agregado no mercado. Analisamos todos os strikes em todos os vencimentos para entregar modelos abrangentes que representam níveis estruturais importantes, os quais influenciam a amplitude provável da ação do preço.
Quando medimos que o gamma total do mercado está mais alto, queremos dizer que se espera que o preço seja negociado em um intervalo (range) menor.
Um gamma mais forte no mercado desacelera a ação do preço.
Além disso, níveis de preço específicos com gamma forte no mercado são onde esperamos que o movimento dos preços desacelere, tendo uma chance razoável de reversão.
Intermediário: Como Acompanhar as Mudanças no Gamma do Mercado
Atualizamos os modelos de vanna de mercado e gamma de mercado diariamente como parte do nosso serviço principal. Isso significa que exibimos o posicionamento modelado de vanna e gamma dos market makers (formadores de mercado) e detalhamos as implicações desses fluxos nos relatórios diários. Também discutimos esses assuntos diariamente em um Discord para membros ativos da SpotGamma.

Avançado: Casos de Uso Táticos
O quão fora do dinheiro (OTM) ou dentro do dinheiro (ITM) uma opção está também afeta o comportamento do gamma.

Opções Long OTM: Ao manter opções compradas OTM, o investidor se beneficia da “vantagem ofensiva” do gamma, o que significa que ele aumenta os deltas e, portanto, a exposição direcional à medida que a operação se torna cada vez mais correta em relação à direção.
Opções Long ITM: Por outro lado, ao manter opções compradas ITM, beneficia-se da “vantagem defensiva” do gamma. Isso ocorre porque os deltas (e a exposição direcional) diminuirão a velocidade à medida que a operação se torna cada vez mais errada em relação à direção.
Especialista: Dinâmica das Gregas
De certa forma, o gamma é considerado a “mágica” das opções, pois o tamanho da exposição direcional (delta) aumenta quando se está certo sobre a direção (aumentando os lucros) e diminui quando se está errado (diminuindo as perdas). No entanto, o custo dessa mágica é o decaimento temporal (theta).

A conexão com os market makers é que, quando eles estão comprados em gamma (gamma de mercado positivo), eles operam contra a direção da tendência para garantir lucros após movimentos favoráveis com tamanho aumentado graças ao gamma. É por isso que o gamma positivo do mercado tende a criar um ambiente de volatilidade realizada reduzida (movimentos de preço menores).

Quando o gamma é considerado sob a perspectiva do seu próprio portfólio e não do mercado, ele mostra se você está contando com movimentos grandes ou pequenos. Sempre que estiver comprado em opções, você estará sempre:

Long Gamma (Gamma positivo)
Long Vega (Vega positivo)
Short Theta (Theta negativo)
Isso significa que você se beneficia fortemente de picos na IV (volatilidade implícita) e de movimentos acentuados do mercado (se estiver com o delta protegido/delta hedged). Você pode fechar posições com lucro ou negociar o ativo subjacente contra a direção do lucro para travar ganhos e reduzir riscos; isso é chamado de gamma scalping. O objetivo aqui é gerar mais caixa com o gamma scalping do que o valor perdido com o theta (passagem do tempo).

Se estiver vendido em gamma (short gamma), essas dinâmicas se invertem e o risco de pinagem (pin risk) também se torna um problema. Quando vendidos em opções, queremos pequenos movimentos de mercado para coletar mais através do theta do que perdemos com grandes movimentos. Além disso, se grandes movimentos retornarem ao ponto de partida, isso anula o prejuízo para o vendedor da opção (na ausência de complexidades de hedge). Como ser short gamma significa ser short vega, posições vendidas em gamma se beneficiam quando a IV diminui.

Sobre o pin risk, isso significa que aqueles que detêm opções vendidas OTM enfrentam um risco crescente de exercício (assignment) à medida que se aproximam do dinheiro (at the money), pois não estão mais no caminho de precificar um resultado onde a opção expira sem valor.

Em relação ao impacto da IV no próprio gamma, uma diminuição na IV geralmente aumenta o gamma porque há mais mudança de delta entre os strikes, já que menos IV significa um intervalo implícito menor. Também se segue que, como a volatilidade implícita é proporcional à raiz quadrada do tempo, o aumento do tempo enfraquecerá o gamma.

Especialista: Exceção à Dinâmica
No entanto, a dinâmica desta regra geral torna-se invertida em opções profundamente OTM, caso em que “o gamma cairá se reduzirmos a volatilidade [implícita] e subirá se aumentarmos a volatilidade [implícita]” (Natenberg, 2015, p. 151). Esta é uma diferença comportamental nas faixas mais amplas de moneyness (o quão OTM ou ITM uma opção está). É útil conhecer essa exceção para perceber que as regras gerais próximas ao dinheiro não são universais, mas é melhor focar principalmente nas regras gerais para não se distrair na compreensão da dinâmica.

Отказ от ответственности

Информация и публикации не предназначены для предоставления и не являются финансовыми, инвестиционными, торговыми или другими видами советов или рекомендаций, предоставленных или одобренных TradingView. Подробнее читайте в Условиях использования.