-Em voga nos noticiários, a “PEC da bondade” tem mero cunho eleitoreiro, não só ao presidenciável, mas, principalmente para os dependentes dos currais eleitorais Brasil afora (deputados e senadores).
-De fato, parte desse dinheiro poderá respingar nas empresas listadas na bolsa, mas será que é tanto dinheiro assim, visto que o mercado começou a saçaricar nos preços de alguns ativos.
-Percebe-se um movimento repentino de alta nas empresas do varejo como um todo. Temos MGLU3, VIIA3, AMER3, AMAR3 dentre outras, subindo algo em torno de dois dígitos em um único pregão. Sim, eu sei, muito dessas empresas até que têm (quase) bons fundamentos, e apanharam bastante nos últimos 8 ou 9 meses, mas pergunto novamente: É para tudo isso? Vamos aos fatos.
-a) Juros da SELIC com perspectiva de mais alta. Mesmo que a inflação venha arrefecer para os próximos dois meses subsequentes, podendo chegar a casa dos 9% a.a., mas ainda assim, é para tanto? Como é sabido por todos, juros SELIC alto encarece empréstimos, financiamentos das empresas e pessoas, e, principalmente, encarece o valor das parcelas das prestações do mais vulneráveis.
-b) Endividamento da população brasileira em níveis recordes. Cerca de 70% da população têm dívidas atrasadas a mais de 90 dias. Isso não é um bom presságio, pois, com a população endividada, é bem capaz de grande parte do valor recebido da “PEC” ser direcionado ao pagamento das principais dívidas dessa camada da população.
-c) É comer ou comprar uma TV? O dinheiro de grande parte da “PEC” é direcionado para a camada mais afetada. Quem recebe o auxílio do governo (bolsas), tendem a direcionar esse valor a sua alimentação, visto, que os preços dos bens duráveis estão em níveis recordes, bem como o da alimentação, e por questão de prioridade, penso que serão alocados nos alimentos.
- d) É abastecer ou comprar uma geladeira? Outra parcela da população que receberá o auxílio da “PEC” são os caminhoneiros e taxistas. Mas e aí, será que essa camada também correrão as lojas e comprarão bens duráveis? Se são caminhoneiros e taxistas, é bem capaz de direcionarem o valor recebido a sua alimentação ao aos seus veículos, já, que os mesmos dependem para o seu sustento.
- Se parte do varejo interno receberá a maior fatia do “bolo” da “PEC” é uma incógnita, mas, eu, com certeza, não apostaria nas empresas de varejo de bens duráveis, se fosse para apostar em alguma empresa voltado para o consumo interno, com certeza seriam nas empresas de consumo de produtos não perecíveis e combustíveis.
- O fato é, com a aprovação da “PEC” mais dinheiro irá circular na economia, portanto, não teremos vida fácil de inflação abaixo de dois dígitos por muito tempo. Economia básica: Quem tem dinheiro gasta, quem gasta, gera inflação! É ver para crê, e torço para estar errado!
- Façam vossas análises e bons negócios. - Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop! - Veja abaixo outras análises!
Все виды контента, которые вы можете увидеть на TradingView, не являются финансовыми, инвестиционными, торговыми или любыми другими рекомендациями. Мы не предоставляем советы по покупке и продаже активов. Подробнее — в Условиях использования TradingView.