ANÁLISE DO USDBRL

O USDBRL está em um canal amplo no timeframe semanal. Sua região de topo fica aproximadamente próximo do R$ 5.70.

Pois bem, todos sabem que "prever" câmbio é uma das tarefas mais difíceis de qualquer investidor, pois existem muitos fatores que podem influenciar o preço, seja pra uptick ou downtick.
Fatores que podem influenciar são:

- Política Monetária;
- Política de Governo;
- Balança Comercial;
- Balanço de Pagamento;
- Preços de commodities (sobretudo energia);

E tudo isso, no meio de um ciclo econômico ( recuperação, expansão, pico, desaceleração e recessão), traz ainda mais incerteza. Por isso que muitos investidores/analistas erram a previsão do câmbio, trazendo muitos prejuízos para suas carteiras de investimento.

Por isso que, além da análise fundamentalista, é necessário observar a análise gráfica, mas não somente observar o "padrão" do que está se formando. É preciso mais, sobretudo entender o fator psicológico-gráfico dos preços.

Sem mais delongas, observem que o canal semanal do usdbrl está próximo do pico. O que eu estou percebendo?

1) O Banco Central do Brasil está terminando o ciclo de alta de taxa de juros enquanto o Federal Reserve está no inicio/meio. Isso significa que, pensando em Política Monetária, o FED ainda precisa fazer muito mais e, o BCB (em se tratando de política monetária) se antecipou.
Só olhando isso, parece que o Dolar tende a se valorizar ainda mais perante o real, o que está correto olhando apenas esse fator.
Ocorre que existe também fatores externos que podem influenciar muito o dolar, como os preços das commodities.

Aqui eu levo em consideração dois fatores que ganharam relevância global
a) (preço das commodities, sobretudo petróleo)
b) Baixo crescimento dos EUA

Estes dois fatores, caso venham a se tornar real, então existe grandes probabilidades do REAL se valorizar no médio prazo perante o dolar, com preço em 5.10 novamente, na região de grande negociação.
Beyond Technical AnalysisFundamental AnalysisTrend Analysis

Отказ от ответственности