Assistimos a 2 intervenções do BOJ nas últimas 2 semanas.
O primeiro ocorreu quando o USDJPY atingiu entre 158.000 e 160.000 e o segundo quando atingiu quase 158.000.
Com o BOJ avisando que está pronto e disposto a intervir novamente, quão inteligente é tentar pegar a carona se ou quando o BOJ entrar novamente?
O Ministro das Finanças, Shunich Suzuki, reiterou a disponibilidade das autoridades para combater as flutuações cambiais excessivas.
Ao mesmo tempo, o Presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, manifestou a intenção de avaliar o impacto dos movimentos do iene na inflação para orientar as decisões políticas. "As taxas de câmbio têm um impacto significativo na economia e na inflação", sublinhou Ueda em resposta a perguntas no Parlamento ontem. Mas esta é talvez uma história ligeiramente diferente, mas ainda assim, algo para os comerciantes a considerar.
Na semana passada, dados do BOJ sugeriram que havia gasto US $ 60 bilhões para defender o Iene.
Mas, segundo alguns analistas, tudo o que fez foi comprar tempo às autoridades japonesas, com o USDJPY a voltar constantemente aos níveis de intervenção (dada a diferença substancial das taxas de juro entre o Japão e os EUA).
Mas podemos esperar que o BOJ intervenha repetidas vezes?
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, enfatizou que as intervenções devem ser pouco frequentes e idealmente coordenadas com a comunidade bancária central mais ampla, ou pelo menos sinalizadas com antecedência. Assim, o BOJ também desconfiará da sua reputação internacional.
Все виды контента, которые вы можете увидеть на TradingView, не являются финансовыми, инвестиционными, торговыми или любыми другими рекомендациями. Мы не предоставляем советы по покупке и продаже активов. Подробнее — в Условиях использования TradingView.