ReutersReuters

Rublo toca mínima recorde em pregão de Moscou; alta do petróleo prejudica apetite por risco

O rublo russo atingiu mínimas recordes nesta quarta-feira, depois que sanções ocidentais rígidas em resposta à invasão da Ucrânia abalaram o sistema financeiro da Rússia, enquanto a alta dos preços do petróleo exacerbava preocupações com a inflação na economia global.

As moedas de mercados emergentes caíam amplamente, com o forint húngaro EURHUF indo à mínima histórica de 382,26 por euro, enquanto o zloty polonês EURPLN recuou para seu menor patamar em 13 anos. A lira turca USDTRY perdia 1%, enquanto o peso mexicano USDMXN cedia 0,2%.

Um índice de moedas emergentes (.MIEM00000CUS) caía 0,2%, enquanto seu par de ações EEFS tinha baixa de 0,7%.

"As perspectivas para mercados emergentes já não eram muito otimistas, considerando o aperto iminente nas condições financeiras globais... mas eu diria que a situação atual terá o impacto mais negativo nos mercados emergentes da Europa", disse Minna Kuusisto, analista-chefe para macro e mercados emergentes no Danske Bank, ao Reuters Global Markets Forum.

As sanções aumentaram significativamente a probabilidade de a Rússia dar calote em sua dívida governamental denominada em dólares, risco que também paira sobre a dívida soberana em outros mercados internacionais, alertou o banco de investimento JPMorgan nesta quarta-feira.

O rublo russo negociado em Moscou (RUBUTSTN=MCX) atingiu uma mínima histórica de 110 por dólar, e era negociado a 108,7 no mercado interbancário USDRUB_SPT.

Os preços do petróleo estavam bem acima de 100 dólares o barril, com os futuros do Brent BRN1! atingindo seu maior nível desde junho de 2014.

Sanções no setor de energia russo podem elevar ainda mais os preços do petróleo e resultar numa inflação ainda mais grave.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

Чтобы прочитать эту статью, зарегистрируйтесь на TradingView — это бесплатно